Ciranda Poética – “Livro” – VENCEDORES

 
 
O virar da página
Não sei se vim á vida para sonhar..
Minhas raízes mais profundas
Obrigam-me á lembrança das palavras
Mesmo sendo léves suas folhas
Prefiro-me reiniciar-me de novo
Num campo de lírios e flores sélvagéns.
Onde me sinto selvagém
Para me encher de sua alma
Para me povoar de ternura
Simplesmente quero vêr de frente
A verdade das simples palavras e pequenas coisas
Desloco-me para tudo vêr
Levando meu olhar
A um principio infinitamente retomado
Ganhei sorrisos e vozes
Que me habitavam silênciosamente
Entre o livro e a folha
Quero sêr poésia
Eu te desfolhei
E nada te pedi
Somente meu poêma és tu
Vóz lírica de minha poésia
 
Autoria de Anita de Castro
 
 
 
°*•.,¸¸.•*°
 
 
 

Livro

Gostava de aqui deixar

Um livro que ninguém leu

De fantasias ou realidades

Que ainda ninguém escreveu

E se escritora eu fosse

Se eu soubesse escrever

Escreveria algo de belo

Para ti que me estas a ler

Escreveria que no mundo

Todas as crianças têm pão

Que todas são iguais

Com amor e educação

E que todas são respeitadas

E criadas com dedicação

Escreveria sobre os velhinhos

Com verdade e rigor

E que até ao dia da morte

São tratados com amor

Diria que nos hospitais

Não são nunca abandonados

E que em muitos lares

Não são nunca maltratados

Diria que os animais

Na verdade são nossos amigos

E tantas vezes são tratados

Como se fossem castigos

Diria que a pobreza, é algo já do passado

E que por trás de muito lar

Vive o pobre envergonhado

E tanta coisa diria, se eu soubesse escrever

O novo livro da vida, para ti, que me estas a ler

Angelina Andrade

 
 
 
°*•.,¸¸.•*°
 
 
 

O LIVRO E MEU IRMÃO

 

Eu o fitava de longe…

O barulho em sua volta não o incomodava.

Solitário, sentado com um livro nas mãos.

Percebia o prazer com que ele bebia as palavras.

 

Ele, em alguns momentos, ria solto.

Em outros, silenciosamente, o livro fechava.

Quieto, seus olhos fitavam o nada.

Dava-me a impressão que longe ele estava.

 

Por ele, os livros não eram lidos e sim, devorados.

Em uma paradoxal e ardente devoção.

Livros amados depois de lidos eram trocados,

Na sua sede de aventura e informação.

 

Eu, curiosa criança não entendia,

Qual o sortilégio que nos livros existia.

Que o deixava imune ao calor e ao frio.

E o mantinha absorto, lendo por horas a fio.

 

Fui à escola, aprendi a ler.

E, finalmente, pude entender

O que acontecia ao meu irmão,

Quando um livro ele tinha em suas mãos.

 

O livro é o alimento da alma,

Alimenta a mente e a emoção.

Proporciona viagens, sem sair de casa.

É entretenimento, é cultura, é instrução.

 

Dedico este poema ao meu irmão mais velho (Aparecido) que foi o responsável pelo meu gosto pela leitura.

 Rosangela

 
 
 
°*•.,¸¸.•*°
 
 

Os nossos agradecimentos ao Júri do mês de Abril 

 

Aleatoriamente escolhido entre os amigos de Rascunhos & Sentimentos :

 

 

 

eEUcomISSO Tassio Bruno  

http://treeegggs.spaces.live.com/

 

JUDDY FRANCESCO

 http://mizijuju.spaces.live.com/

 

 LUA PEREGRINA

http://cid-c5f53782cb5c55e5.spaces.live.com/

 
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. ligação permanente.

6 respostas a Ciranda Poética – “Livro” – VENCEDORES

  1. Angelina diz:

    Muito grata aos Rascunhos & Sentimentos por mais este prémioMuito grata especialmente ao júri, que me escolheu.Já parece quase um lugar comum, dizer que não estava á espera, mas na verdade não esperava mesmo, pois os trabalhos apresentados era muito bonitos.E a minha contribuição era de verdade muito naif, embora sentida.Parabéns para Anita, e os desejos de rápidas melhoras, pois os poetas nunca são de mais, e a sua poesia, faz-nos muita falta, volte logo, e com toda a força.Parabéns para Rosangela, pois sempre nos cruzamos por estes sítios, e eu aprecio muito seus trabalhos.Parabéns a todos os participantesUm abraço para todos.

  2. Rosangela diz:

    Agradeço a direção do R&S e ao juri por este premio que muito me alegrou, como disse a Angelina não esperava tbm. Com certeza recebê-lo alegrou muito o meu dia. Obrigada, de coração. Parabenizo a Anita pelo 1° lugar e deixo meus sinceros desejos que ela se recupere em breve tempo e a amiga Angelina de quem sou fã, parabenizo pela bela poesia e pela premiação. Aos participantes parabenizo pelos belos trabalhos apresentados. Bjs

  3. roberto diz:

    Angelina muito bom…. òtimo….. Rosangela excelente…. parabens as duas…. um abraço fraterno….

  4. ♣ Ąηηα diz:

    Parabéns ás vencedoras e especialmente ao Juri que tem o trabalhomais complicado!Beijinhos à Anita e votos que melhore rápidido.Beijokas repenicadas á minha Titia Angelina que escreve como os anjosBeijos especiais para a minha querida Rosangela que tem o dom de usar as palavrascomo ninguém!Beijos e obrigada a todos os participantes

  5. Elsinha diz:

    Cá estou mais uma vez para dár os parabéns ás vencedores destes belos livros, todos eles tem um titulo particular como eu os destaque, simplesmente belos, e não á palavras para descrever-mos os belos livros, beijinhos a Anita de castro, Anjelina Andrade, e minha doce amiga Rosangela beijinhos e que nso tragam sempre obras completas para ler-mos. Beijos doces, e beijinhos docinhossssssssssssssssss.Elsa.M

  6. Anita diz:

    O primeiro prémio me trouxe a surpresa,me sinto emocionadaSão estas atitudes que nos fazem pensarÉ com muita Gratidão que agradeço a todos que me seguiram dorante este tempo,menos bomPor acontecimentos dolorosos da vida, deparei-me com uma alteração quase totalAgradeço a Deus Pela presença constante ,neste dias tervolentos ,em minha vida passada Parabéns tb a Rosangela e a Angelina de Andrade ,os poemas são como asas de sonhos rasgando o infinitoCom muito carinho a todos voltarei em breve

Deixe uma Resposta

