CIRANDA ” LIBERDADE” – CONCORRENTES

LIBERDADE!!

Eu sou teu escravo a jamais devotado,
E te imploro, sublime Liberdade!…

Tenho asas mas não posso voar,
Tenho um coração ,mas não te posso amar,
Do meu espírito tu és a única pagina
machucada, e ferida!
Eu te fujo para melhor te apreender,
E eu te odeio, para esquecer de te amar,
Eu te provoco para me sentir por ti matado,
Condenado !
Das minhas veias punhal ensanguentado,
Do meu coração actual de morto doirado,
Da minha alma cadeias de aço quebradas,
Vitima !
Tu me deixas quando eu creio te possuir,
Tu me fechas quando eu quero te esperar,
E tu me amas quando tu deves me sacrificar…

Tu és única e bela,
Tal uma cortesã que se quer para a noite,
Tu és grande mas fanada,
Imortal que esquecemos muito a te possuir,
Tu és tudo quando não há nada,
E tu não és nada quando temos tudo,
Livres, tu ficas em nós para nos proteger,
Apesar dos nossos malverses,
E te imploramos muitas vezes quando nos,
Sentimos privados da tua protecção,
Tal uma Mãe… LIBERDADE!

Manuel Poète©

*****

 

LIBERDADE

Aquela pomba branca…

Voa tranquila pelos céus

Desenha neles a curva da liberdade

Companheira do meu olhar

Procuro no seu voar

Um sinal para me libertar

E passo ante passo

Sigo na sua direcção

Som olhar para trás

Sem pestanejar

De olhar fixo

Sem me querer deter

Sem medo de me perder

Alma

*****

 

 

 

 

Homem livre

Era uma vez um homem livre.

Ele corria sozinho pela manhã,

era dono das tardes,

era amante noturno.

O homem livre cantava

e seu canto ecoava pelas ruas da tarde.

O homem livre sonhava

e seu sonho, nas noites escuras, caminhava.

Um dia, o homem livre,

cansado de peregrinar por caminhos distantes

e ter seus pés machucados pelas pedras tortuosas

subiu ao topo da mais alta montanha,

levantou seus braços ao céu de estrelas,

e voou…

Priscila Mondschein.

 

*****

 

 

Liberdade.

Ser livre para mim é

Ver o por do sol

Dando um espetáculo diferente

A cada dia

Tomar banho de cachoeira

Numa noite clara de Luar

Ficar olhando

O céu estrelado até o sol nascer

Ser livre é cantar

Quando sem tem vontade

Mesmo que seja desafinado

É poder amar

Mas amar de verdade

Dar carinho, abraçar e beijar

Dizer eu te amo

Sem esperar nada em troca

Liberdade é viver o hoje

Sem culpa do passado

E sem medo do amanhã

É recomeçar sempre que for preciso

E não ter vergonha de ser Feliz

Nas asas da minha liberdade viajo

Rumo ao infinito do meu eu

Crio o meu mundo

Faço poesia

E escrevo o diário da minha vida

Misto de sonhos e realidade

Porque liberdade é:

Ter um caso de amor com a vida.

Teresa Angela

*****

 

 

Tiraste-me a Liberdade

Tenho fome das tuas palavras,

impiedosas, que me capturaram

sem querer saber se eu o consentia.

Tenho sede dos teus beijos afoitos,

que no meu corpo apenas deixaram

a lembrança da saudade que não queria.

Entrelaçaste-me nos teus braços

e laçaste todos os meus sentimentos.

Porquê? Perdi o rasto dos teus passos

e a loucura dos prometidos momentos.

Prendeste-me! Amarraste-me!

Tiraste-me a liberdade desta vida

e levaste tudo o que te convinha.

Desejei-te! Amei-me!

Dei-te tudo o que podia e fiquei perdida,

ancorada à dor de amar sozinha.

Tytta

*****

 

LIBERDADE

Despi-me dos medos
que me aprisionavam
em laços de seda
e de carmim
iluminei minha alma
da luz que imanavas
libertei-me das amarras
de uma fraqueza inventada
nascida com o tempo
dentro de mim.

Amei-te assim
despida de vaidade
entreguei-te meu corpo
já cansado da jornada
acendi a chama
de um amor idealizado
alimentei-o do teu néctar
LIBERDADE

São Gonçalves

*****

 

 

Liberdade
A liberdade é um tema
Rascunhos, pede um poema
Que pena…
Disseram, que eu era livre
Que era livre para votar
Não em quem se governa
Mas em quem me quer governar.
Que pena…
Dizem que eu sou livre
De andar na rua a passear
Sem temer que alguém me possa assaltar.
Que pena…
Dizem que na praia, eu gozo de liberdade
Para me bronzear, e para poder descansar
Que pena…
Dizem que os meus filhos
E os filhos dos meus amigos
São livres para sair à noite
Sem serem espancados, roubados, violados
Sem ver os seguranças, de braços cruzados
A serem filmados.
Que pena…
Dizem que os monumentos
São meus e são teus
São para respeitar
E não para vandalizar
Que pena…
Dizem que posso gritar, barafustar
Até armar barraca, pois ninguém me está a escutar.
Ai…que pena…

Dizem que as Gaivotas
Voavam, em danças de liberdade
Nos céus da minha cidade.
E elas gritam, em lamentos de fado
Meu grito, amordaçado.
Liberdade!
Fantasia
Ou
Utopia

Angelina Andrade

*****

 

 

LIBERDADE

Letras para expressar aquilo que só podemos sentir,
Imitar a sensação do vôo dos pássaros pelos céus…
Buscar por palavras para traduzir o que todos almejam,
Enlouquecer na procura daquilo que não sabemos onde exatamente está!
Razão da vida de muitos pessoas que buscam a felicidade!
Divididos entre um mundo de sentimentos e restrições…
Amar, abraçar, beijar, deitar, respirar …
Diversas são as formas de ser livre, mas sempre buscamos mais.
E no final, quando não encontramos liberdade, percebemos que o simples fato de viver é a maior das liberdades!

Ismael Monteiro

*****

 

 

A Liberdade

Ninguem é completamente livre

Os sentimentos mais puros,são o amor e a amizade

mas minha maior riqueza é ter saude e liberdade

amo muito nesta vida,o carinho e a bondade,mas

se me sinto prisioneira dos deveres,võo nas asas da

alma,solto meu espirito das amarras da matéria e

me sinto em liberdade,não me prendo a elogios,

porque não tenho vaidade,não me deixo manipular

muito menos escravizar,é a forma de me amar

quando me amei de verdade,verifiquei que não posso

viver, sem a flor da auto estima e a joia da liberdade.

Emilia Figueiredo

 

*****

 

Alguém tem de aceitar as suas necessidades ou capacidades sobre modernices

Por outros significados como um recurso precioso

A sua exelência e forma de compreensão e sua determinação

A bandeira da paz pintada de todas as cores

Faça-se nela a introdução ao desenvolvimento

Pela sua transparência envolvente uma naturalidade comum de elementos por ventura naturais

Também a sua transparência de sentimentos na determinação de nossos valores ou das nossas famílias

Por ventura emoções no sentido unilateral da palavra

Figuram desde então na compaixão de cumprir os seus objectivos!"LIBERDADE";

ou

"LIBERDADE "

por tudo o que eu lutei

ser cincero?

por tanto que arrisquei

ainda espero

esta marcha imaginária

quantas baixas vai causar

neste sonho desperto

ninguém sabe para onde eu vou

niguém manda em quem eu sou

sem cor nem Deus nem Fado

Eu estou desalinhado…

oh..oh.. la.. la.. la.. la..

(marcha dos desalinhados/miguel magalhães/fernando cunha)

Jackofte Charneca

 

*****

 

SANGUE LIVRE

Não trago sangue de escravo

nas veias;

abomino algemas,

trancas, cordas,

abomino

cadeias.

Minha cabeça não é circunscrita,

mas de infinitas esteiras

navegáveis;

os olhos, se perdidos,

alcançam o extremo

e vão além do estável.

Meu corpo, este sim, está retido

entre traves, grades, preso a sete chaves

e apodrece

despido.

Enquanto o sangue livre circunda os continentes

e os olhos voam sem limite o espaço

apenas presos

à borda regular de suas asas.

 

Celina Bittencourt.

 

*****

 

Liberdade

Era menina e cresci
E alguém falou-me assim
– Se escolheres com responsabilidade
Serás sempre dona de ti
Porque liberdade
É o momento
Da tomada de decisão
Sob uma forma consciente
Dando ouvidos á razão

Dentro do meu peito
Cresceu o sonho de ser livre
Mas liberdade é um conceito
Tão doce e apaixonante
Para usar com muito respeito
E não a perder num instante
É que se a minha liberdade
Violar a de outro ser
Deixa de ser a liberdade
Em que tanto sonhei viver

Guardo assim a liberdade
Dentro do meu pensamento
Pois as teias da sociedade
Só me permitem usá-la
Num ou noutro momento
E quando a vida permite
Procuro um local encantado
Pois não há nada melhor
Que poder ir para todo o lado
E fico pensando…
Se haverá no mundo
Alguma coisa tão bela e tão boa
Como ter alma livre
E que de tão livre em sonhos voa…

Lua

 

*****

 

LIBERDADE

Desde a flor da juventude

Tu sonhas com a liberdade

É quando pensas fazer

Na vida tudo à vontade…

Nesse arroubo juvenil ignoras

que de toda a ação vem o efeito

Só queres ver satisfeito

teus desejos a toda hora…

Aprendes, entao, com erros e acertos

A transformar em ti mesmo, velhos conceitos

É a luz com que te renovas

Mesmo a custa de crises e de provas…

No ocaso da tua existência

Percebes a grande mensagem:

Sem o aval da responsabilidade

Liberdade é libertinagem…

Liberdade…Liberdade…

Não há quem te resista!

Apoia-te no idealista e

Segreda a tua presença

Na alma delicada do altruísta…

Oh! Ser que se julga liberto

Se ainda pensas em replantar

Ilusões para frutos amargos

Renuncia, então, ao sonho de liberdade

E, conserva-te na escravidão bendita

Dos teus próprios encargos!

 

Simplesmente Lu…( Maria Lucia)

*****

 

 

Soltar as amarras

numa liberdade contida

Libertar o coração

numa paixão sentida

Coração prisioneiro

dum outro que não te merece

Lutas , foges e te escondes

enquanto o corpo padece

Liberdade de amar

ser, querer, poder e ter

Liberdade p’ra sonhar

Livre … voa e sê feliz

Livre … vai de novo petiz

Coração prisioneiro

enquanto o calares

Coração forasteiro

quando o soltares

Pula, voa, ri e dança

Livre

enquanto houver esperança!

 

Maria João (Amarte)

 

*****

 

 

Pensar "liberdade…"

Não posso falar de liberdade sem falar de conhecimento.

Só posso ser livre na medida em que conhecer.

Conhecer a vida, me respeitar e respeitar o outro.

Conhecer as minhas necessidades e as necessidades dos outros.

É o conhecimentos das necessidades que desencadeia em nós este espírito altruísta e de abnegação, de liberdade!

Capaz de dar voz a quem não tem voz,

Matar a fome a quem não tem pão,

Atirar-se ao mar, para salvar alguém de uma aflição.

Dar horas do seu dia numa associação,

Ir para a rua e fazer uma manifestação,

Abrir uma empresa de salvação,

Fazer um golpe de estado para salvar uma Nação,

Fazer justiça pelas próprias mãos,

Tratar da doença de um nosso irmão,

Tirar aos bancos e dar à Nação,

E Contribuir com o trabalho para ter à mesa o pão.

Viver sempre em REVOLUÇÃO! Uma Revolução de…

Pensar…de estar…de criar…de amar.

Amar é libertar! É dar, é escutar, é ficar em silêncio, é agir conscientemente,

Tendo sempre um objectivo em mente,

Disciplinar as ideias, medir consequências

e actuar mesmo que alguns não nos dêem razão.

Disciplinar o nosso tempo para fazer o orçamento,

Ganhar a riqueza pelas nossas mãos

distribuí-las com o coração e…

amealhar prazer, bem-estar e espaço de acção.

Distribuir sempre sonhos e ilusão, uma casa e o pão,

Sem esquecer que LIBERDADE É UM SENTIMENTO

E que não está só na constituição.

Nantília Correia

 

*****

Liberdade

Ingénuo, acreditei numa Utopia,

Que havia de ser livre a Humanidade;

Libertada de toda a Tirania,

Com Justiça, com Paz, com Igualdade!

Indignado eu vejo a hipocrisia,

Perverter os Ideais e a Verdade:-

Opressores a bradar Democracia,

Déspotas a gritar por Liberdade!

Ó vis traidores que estais por toda a parte,

Mostrando as cores do povo, por estandarte,

Com sede de poder, que não fartais!

Expulsa-os sociedade escravizada,

Que a força dos tiranos, não é nada,

Só lhes vem da fraqueza dos demais

João Manuel Robison Crusoe

 

*****

 

-Libertad al Mundo entero-

Camino hacia ti Libertad,
buscando la justicia perdida,
el fin de mi exclavos temores,
el jubilo de mis sonrisa…
Libertad para ti, para mi,
y volver a vivir de nuevo,
y gritar, y reir,
olvidar los malos tiempos…
Libertad para ti, para mi,
y volver a soñar de nuevo,
y amar, y sentir,
volar a favor del viento…
Libertad, para ti, para mi,
y disfrutar, todo lo bueno
y gritar,!Y cantar!, !ser feliz!,
!!libertad para el Mundo entero!!

 

 

۞P§P۞ ۞۞۞۞

*****

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. ligação permanente.

2 respostas a CIRANDA ” LIBERDADE” – CONCORRENTES

  1. PHER diz:

    Muy bueas poesias, preciosas. Mi felicitaciones a todos, y mi enhorabuena a los ganadores. Muchos abrazos a todos. P&P

Deixe uma Resposta

