Ciranda Poética “MASCARAS” – Concorrentes

 
 

 

Máscaras

 

sem identidade

expressão de não sentimento

oculto em todo o momento

sem realidade

 

Máscaras

 

sem explicação

marcadas pela indiferença

prostadas de tanta parecença

sem recordação

 

Máscaras

 

sem pudor

submersas em hipocrisia

lacinantes de tanta poesia

sem cor

 

Máscaras

 

sem alegria

intensas de não verdade

mágoas de muita saudade

sem ousadia

 

Máscaras

 

sem vontade

sentindo de não sentir

entretendo o não sorrir

sem verdade

 

Máscaras

dos mascarados que se mascaram

dos cobardes que nunca amaram

 

 *****

Mena

 
Máscara

É altura de festa

Com alegria, bailes e máscaras

Quero tirar a minha

Que exibo o ano inteiro

Me despir da fantasia…

Vou dançar… entrar na folia

Entrar de peito aberto

Quero esquecer sentimentos.

Nada fará meu brilho apagar

Ao menos agora, no carnaval

Vou passá-lo com alegria.

Há uma coisa que não estou a ver

Aquilo a que se chama hipocrisia

  Mena

*****

 

 

 

Marta

 

SIGAMOS ASSIM, MASCARADOS.
 
MASCARANDO ALMAS E CORAÇÕES, POIS AQUILO QUE DETRÁS SE ESCONDE
PODE-SE FAZER TÃO GRANDE
 
NA BONDADE OU
NA MALDADE
 
QUE MELHOR SEJA
QUE MASCARADO
ESTEJA.
 
***** 

 
 

 
Máscaras da alma
 

Beijas-me ao clarear da lua

Sem dar por isso

Contigo, fico nua

Tiro a máscara

Que tantas vezes me oculta a alma

Nos teus braços sinto calma

Somos nós

Num sonho longe do mundo

Viagem cuja estação é a lua

Por horas ou segundos

A minha alma é tua

E tu, meu Deus grego

Revelas-me o segredo …

São máscaras

Que escondem as essências

Dos homens e mulheres amantes

Mantêm as aparências

Tristes os semblantes

Máscaras que há muito despimos

Esquecemos o pudor

Por todas as noites de amor

Emersas no luar

Embaladas pelo vento da paixão

Sem máscaras na alma

Sem máscaras no coração

 

Nefertiti

 *****

 

 
 

                                               MASCARAS
Tu serás o que representas
        Com pintura…
Abstracta ou relevo passando de mão em mão.
Tu serás o que representas!
Quando vens ou sempre que te ausentas.
Varias faces… alegres, tristes, enrugadas, ou simplesmente pintadas.
   Podes  ser rosto de palhaço!
    Com sinais de esperança…
Transbordando alegria no rosto de cada criança.
Tu serás o que representas!
Um rosto cansado  traçado com frases de poeta,
Tu serás o que representas!
Não tens alma carne corpo ou sangue sequer…
Serás algo imaginativo…
Na magia de quem te tiver.
És as mascaras…
Com pintura…
Abstracta ou relevo saliento passando de mão em mão…
Podes ser pintura alegre de pintor…
Ou simplesmente  pintura  a carvão.
 
                                             Autoria… Elsa.m
 
*****

 
 

 

Máscaras patéticas…

 

Pertencem a pessoas escondidas

Entre aparências e falsidades

Esticam as mãos imundas de sujidades

Com o objectivo de agarrar

Com intuito de arrastar

 

O ridículo da sua máscara não lhes trás preocupação…

Mas o facto dos outros serem menos miseráveis

Inebriados pela futilidade

E de um pensar pleno de limitação

Falsa aparência

Falsa atracção

Cativam na certeza que sozinhos não morrerão.

 

Máscaras repulsivas…

 

Atenção!

Quando nos sentirmos cercados

Por um desses mascarados…

Não se deve incentivar…

Optando por os deixar…

Sozinhos com a falsidade

Das suas máscaras patéticas

Isentas de verdade.

 

By

 

**Anna**

 

*****

 
 

 
Máscaras
 

Na multidão,

Caminham feitas gente

Sempre de olhar indiferente

Aí vão,

Para qualquer lugar

Onde não querem estar

Sentem,

A dor sem sentimento

Escondem o pensamento.

Há muito esqueceram sonhos

Deram o coração ao abandono

Quiseram apenas viver

Para um e outro ver

Frias por fora, ocas por dentro

Podem mudar conforme o momento

Mas o mundo fica cizento

Seja qual for a sua cor

Parecem não ter a vontade

Nem o seu próprio amor

São elas na verdade

Com toda a impunidade

As máscaras da sociedade!

 

Liz

*****

 
 

Xico Bento
 
Máscara,o que é ?
máscara é o quê ?
que muita gente não sabe
em muito rosto ela cabe
e não sabemos porquê
 
 
Ao ver um cara limpa
nunca pensamos
o seu portador impa
com medo que sua máscara
ainda lhe cause danos
 
Por causa da máscara
despreza a familia
diz ter calafrios
de primos e tios
age com quezilia
 
Eu máscara não tenho
não sei se outros têem
ou se andam escondidos
por máscaras perseguidos
das que se não vêem.
 
Chico Bento – Suiça
 
 

 

 

***** 

 
Solto a Mascara…
 

Á noite os poetas naufragam

Poesia presa na garganta

Vestes e máscaras de fulgor

Soletrando gritos de dor

Eu solto a máscara

Abro a janela dos sonhos

Habito-os de mãos amarradas

E vejo fugir os meus desejos

Entre os dedos do tempo

Tempo… traidor dos meus segredos

Esvoaçam na mente

E amarrada observo

O castelo ruir

Ainda salivo a poeira

De uma memória perdida

Numa rima desalinhada…

….mas sempre amarrada.

 

Alma

*****

 
 

Manuel Poète

Máscaras…

Eu tenho tantas máscaras e caras!
Expostas depressa, precipitadas,
Que só se vê, um único resultado.
Como um gesto bem vivo,
Feito de imagens mortas,
Se sucedendo de umas para as outras.
E aquela da Paz.
Apenas retirada,
Também a da paixão,
Com a da razão,
Se seguem e se parecem passo a passo,
E traço por traço,
As Máscaras endiabradas mudam sem parar:
Relaxar um momento seria me trair.
Depois de um passo,
O outro que segue,
Meu olho só ele demorou verdadeiro.
Sim. Ele me vê tal e qual eu sou…

texto
Manuel Poète©

 

 

*****

 

Máscara

 

Carnaval dia de muitas máscaras

Mascaras de alegria, mascaras de terror….

A vida é feita de muitas e muitas máscaras

Meu rosto, teu rosto, nosso rosto é uma máscara

 

Há quem use a máscara da falsa bondade

Outros têm a máscara da hipocrisia

Há ainda a máscara da maldade

Mas não há máscara pior que a do falso amor….

 

Eu deixei cair as máscaras…

Não, não quero mais….

Chega de máscaras

Agora sou apenas eu e eu mesma

 

Minto…ainda tenho uma máscara

A máscara dos sorrisos

Sorrisos que me fazem enfrentarem a vida

Sorrisos que disfarçam a tristeza…

 

Máscara de sorrir nas adversidades

Não perco a esperança de tirar esta máscara

Sorrir simplesmente com vontade

Quero perder também esta última máscara…  

Alexandra

***** 

 
 

 
Máscara
 
Toda a mulher já teve uma mascara!…por medo e vergonha…
toda a mulher teve um mascarado!…. porque estamos frágis,céticas e revoltadas…
Mas afinal todos nos mascaramos…
Eu nao me mascarado..denuncio os mascarados…
quando me obrigam a ousar a mascara daquilo que não sou…
Mascara…nem aos meus filhos os obriguei a mascararem-se …
Detesto mascaras…até aquelas que se poem para nos tirarem as rugas…
 
Maria Emilia

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

