Ciranda Poética “MASCARA” – Vencedores

 

 

Solto a Mascara…
 
 

Á noite os poetas naufragam

Poesia presa na garganta

Vestes e máscaras de fulgor

Soletrando gritos de dor

Eu solto a máscara

Abro a janela dos sonhos

Habito-os de mãos amarradas

E vejo fugir os meus desejos

Entre os dedos do tempo

Tempo… traidor dos meus segredos

Esvoaçam na mente

E amarrada observo

O castelo ruir

Ainda salivo a poeira

De uma memória perdida

Numa rima desalinhada…

….mas sempre amarrada.  

Alma

http://murmuriosdalma.spaces.live.com/

*****

 

 

Máscaras da alma
 
 

Beijas-me ao clarear da lua

Sem dar por isso

Contigo, fico nua

Tiro a máscara

Que tantas vezes me oculta a alma

Nos teus braços sinto calma

Somos nós

Num sonho longe do mundo

Viagem cuja estação é a lua

Por horas ou segundos

A minha alma é tua

E tu, meu Deus grego

Revelas-me o segredo …

São máscaras

Que escondem as essências

Dos homens e mulheres amantes

Mantêm as aparências

Tristes os semblantes

Máscaras que há muito despimos

Esquecemos o pudor

Por todas as noites de amor

Emersas no luar

Embaladas pelo vento da paixão

Sem máscaras na alma

Sem máscaras no coração  

Nefertiti

http://umtempoeternamentesensua.spaces.live.com/

*****

 

 

Máscaras…

Eu tenho tantas máscaras e caras!
Expostas depressa, precipitadas,
Que só se vê, um único resultado.
Como um gesto bem vivo,
Feito de imagens mortas,
Se sucedendo de umas para as outras.
E aquela da Paz.
Apenas retirada,
Também a da paixão,
Com a da razão,
Se seguem e se parecem passo a passo,
E traço por traço,
As Máscaras endiabradas mudam sem parar:
Relaxar um momento seria me trair.
Depois de um passo,
O outro que segue,
Meu olho só ele demorou verdadeiro.
Sim. Ele me vê tal e qual eu sou…

texto
Manuel Poète©

http://cid-cea0e3d5092a1f47.profile.live.com/

 

E…

 

Máscaras  

sem identidade

expressão de não sentimento

oculto em todo o momento

sem realidade

 

Máscaras

 

sem explicação

marcadas pela indiferença

prostadas de tanta parecença

sem recordação

 

Máscaras

 

sem pudor

submersas em hipocrisia

lacinantes de tanta poesia

sem cor

 

Máscaras

 

sem alegria

intensas de não verdade

mágoas de muita saudade

sem ousadia

 

Máscaras

 

sem vontade

sentindo de não sentir

entretendo o não sorrir

sem verdade

 

Máscaras

dos mascarados que se mascaram

dos cobardes que nunca amaram

Maria João

http://amarte1967.spaces.live.com/

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. ligação permanente.

10 respostas a Ciranda Poética “MASCARA” – Vencedores

  1. nuvem diz:

    Venho dar os meus parabéns aos vencedores!Deixo aqui expresso o meu agradecimento pelo convite que recebi para fazer parte do juri.Devo confessar que o aceitei com um certo peso nos ombros, mas acabou por ser uma tarefa aliviada por membros da minha famíla e não só…Assim, o "trabalho" da análise dos poemas, veio a tornar-se em momentos de partilha que se revelaram interessantes e muito agradáveis.Cumprimentos a todos os participantes e amigos deste espaço.Nuvem

  2. Manuel diz:

    Olá poetas e poetizas amigos amigasA todos nesta casa agradeço o impulsoDe todas as acções e dos textos apresentados Por todos nós aqui neste espaço de culturaDa nossa língua, agradeço a atribuição Deste 3º prémio, fiquei feliz mas continuareiEm medida do possível vir participar, mesmo se por,Vezes o meu espírito não é de competição desde que Se trate de poesia, mas simplesmente arte e amorDo nosso idioma e cultura lusófona, bem-haja os,Rascunhos e Sentimentos, um abraço a todas e a todos.Tinha de lado um 2º texto então coloco aqui.Manuel Poète©Atrás da minha máscara diabólica!Eu lhe dou a impressão que sou forte, Eu lhe dou a impressão que sou seguro, Que tudo está ensolarado em mim, Assim dentro como fora de mim.Que a "confiança" é o meu nome, E que "calmo" é o meu apelido.Que o mar está calmo, e que eu sou o mestre.Que eu não preciso de mais ninguém, E que eu administro todo tão só…Mas por favor vem e acredita, Eu te imploro amor, escuta o que eu não digo…Olha para mim, tudo parece bem se passar;Estou forte e ao mesmo tempo fraco na minha máscara.Que administrar tornou-se impossível,Que preciso de todos, que o mestre já não é e sem calmarias.Que o meu apelido tornou-se fúrias, confiança veio desconfiança.E tudo dentro de mim fugiu para fora, que o sol tornou tormenta.A impressão do seguro voltou insegurança, finalmente de ser forteTornei-me o mais frágil detrás desta máscara diabólica.textoManuel Poète©

  3. ♫ Дlмα diz:

    Muito mas muito obrigada!è deveras uma honra ser distinguida neste espaço…Amei!Obrigada mais uma vez…Parabéns ao todos, vencedores e demais particiantes!!!!Parabéns ao juri…. decerto não terá sido tarefa facil.Beijos e abraçosAlma

  4. Maria diz:

    agradeço de coração este prémioparabéns a todos os vencedores e todos os concorrentesos meus agradecimentos ao juri pelo belissimo trabalhobeijocas doces

  5. Simplesmente diz:

    Eu também venho pra um abraço , apesar de virtual, mas, pleno de carinhosas energias, a todos os ganhadores da Ciranda!!Alma, Nefertiti, Manoel, Maria João….Dei destaque pra todos lá no "Sementes Preciosas"Beijos e abraços a todos!!

  6. Céu diz:

    BOA NOITEPARABÉNS A TODOS OS VENCEDORES E A TODOS OS PARTICIPANTES!SÃO UMA MARAVILHA…OS AMIGOS E ESTE CANTINHO ADORAVEL: RASCUNHOS & SENTIMENTOS CONTINUEMNESTA DIGRESSÃO DE ENCANTAR QUEM LÊ ESTE ESPAÇO E DESCOBRIR PESSOAS TÃO RICAS EMSENTIMENTOS E POESIA!BEM HAJAM TODOSABRAÇOS E BEIJOSFUI…DORMIR:)

  7. Marcelle diz:

    Amigos e amigas, recebi com carinho o resultado deste concurso de poesiase fiquei feliz por saber que a Alma, Nefertiti, Manoel e Maria João foram os vencedores.Realmente muito boas as poesias publicadas e por isso parabenizo também aos demais poetas que participaram. Parabéns ao juri pela difícil escolha.Carinho, Marcelle

  8. Nefertiti diz:

    Estou muito feliz com este prémio mas principalmente por estar no meio de pessoas tão especiais, pessoas que utilizam as palavras de uma forma tão nobre.Parabéns e sobretudo obrigada … aos outros vencedores, a todos os concorrentes, ao juri e ao Rascunhos & Sentimentos E vamos continuar !

  9. Dina diz:

    Parabéns aos vencedores! Desculpem o atraso.Os vossos Têxtos são todos muito bonitos, os prémios estão muito bem entregues.Dina

  10. OdíLiA SpAcE diz:

    Parabens aos vencedores!…Gostei sim, mas vencedores serão tb os que não estão aqui, mas ficaram ali. Amei tudo o que li.Isto é que somos uma terra de bons poetas!…PARABENS.Bjs

Deixe uma Resposta

