Ciranda Poética – A Paz – Vencedores

 

PELA PAZ…

 

Sangram-me os dedos

Turva-se a vista ao vislumbre dos meus medos

Sinto-a mas não a vejo

Tê-la é o meu desejo

Sonho-a mas não a sinto

Luto para a manter dentro de mim

Mas a loucura dos homens provocou o seu fim…

Como eu me sinto seca!

Na terra a bela natureza

No mar o encanto profundo

E cada vez mais longe a certeza

De a ver clarear o mundo

E o ódio sofre por não ser amor

Ferindo a Paz para gozar a dor

O fanatismo fia teias e mais teias

Usa-se de toda a ignorância retida nas veias

Nesta folha que me resta em branco

Quero dissolver a guerra e o pranto

Este resto de folha tentarei colorir

Homens de mãos dadas e crianças a sorrir.

 

Anna

 

http://pandorapt32.spaces.live.com/

 

 

 

 

  A Paz

 

"- Vovó …o que é a paz?

Indaga a criança aflita

a mãozinha na minha se agita

na núvem escura…o céu cinzento

onde detém os olhinhos a chorar…

Ao longe avisto desencantada

homens feras lançando amarga sorte

pedras, lama, sangue e morte

as mesmas e infindáveis guerras e trevas

no velho mundo …a mesma estrada!

 

– Onde encontrar a paz? Insiste ainda a menina

os olhos úmidos ao faiscar das metralhas

Pergunta o mesmo a orfandade e a viuvez

e tem como resposta a desolação a hediondez…

Ergo a fronte em pensamento

Minh’alma se eleva num momento

em silêncio a rogar inpiração

Não tão longe geme de dor a multidão

Do céu escuro rompe a batalha

mais uma entre tantas na História

por uma vitória transitória

através do ribombar do trovão

 

Corpos na vala

O mundo se cala

 

Recomponho o sentimento

e, na natureza vou buscar

definições de Paz que pudesse

acalmar e ensinar

como se fosse uma prece aponto à menina

indefesa ave em seu ninho

a proteger os seus filhotes com carinho

das rajadas de vento e tempestade

que a tudo desata e desfaz

confiante no porvir da alvorada

que há de trazer pra ramagem

a serenidade da paz!

Indico também o tronco podado

a lei da natureza a  recompor

Pra que na Primavera seguinte

possa encher-se novamente de flor!

 

Desse modo, linda menina

é que a Natureza a tudo renova

mediante as lutas da prova

sob o Sol da Verdade que traz

aos seres famintos de esperança

as bençãos da Paz!

És por ora uma criança

acalma-te e descansa

Não te aflijas e guarda contigo a lição:

– A Paz sempre verdadeira

deves construí-la inteira

por dentro do coração!

 

Simplesmente Lú…( Maria Lucia)

 

http://sementepreciosamelrilu16.spaces.live.com/

 

 

 

O certificado de 3º classificado foi atribuido a dois poemas  

 

 

 

 

Paz

de espírito, de alma

de intenção no coração

conquistar com calma

o futuro de uma geração

 

Paz

nas mãos abertas de uma criança

enxuga lágrimas de sofrimento

traz ao mundo nova esperança

acabando com tanto tormento

 

Paz

no mundo, em cada um de nós

olhos postos no futuro da humanidade

para não acabarmos tão sós

sem sonhos, sem pão, sem tanquilidade

 

Paz

tão procurada nos nossos corações

nas imagens que ninguém quer ver

raiva, dor, mistura de emoções

na esperança do que queremos ter

 

Paz

branco imaculado

sonho distante

diamante procurado

futuro vibrante

 

Esquinas do tempo

 

http://esquinasdotempo.spaces.live.com/

 

 

Paz

 

Há quem queira

Dividir o mundo

Com muros de hostilidade

Nos gestos mais profundos

Cultivar a desigualdade

No entanto,

Por esse espaço morto

Todos se juntam

Em lutas corpo a corpo

Inventam-se ideias

Em nome dos quais

Se travam guerras sem sentido

Ataca-se sem razão

Até o nosso irmão

Qual animal ferido

E neste mar de destruição

A vontade fica incapaz

De ver que a solução

Não é a guerra, é a paz!

 

Liz

 

http://comesofthesoul.spaces.live.com/

 

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. ligação permanente.

10 respostas a Ciranda Poética – A Paz – Vencedores

  1. Elsinha diz:

    venho aqui dár os parabêns aos vençedores do concurso a PAZ pois os poemas são belissimos eu adorei, embora todos os poemas fossem lindos acho que se expressou mt bem este tema nas palavras, e acredito que o mundo seria bem melhor se existisse um MUNDO DE PAZ… beijinhos doçinhos aos vençedores prinçipais e aos restantes que partiçiparam porque afinal todos já somos vençedores…É um previlégio poder partiçipar nas vossas actividades um bem ajá para todos beijinhos doçinhos… ELSA.M

  2. ♣ Ąηηα diz:

    Bem… que dizer?Obrigada!Não posso deixar de me sentir orgulhosa com este 1º Lugar…Não me considero poeta mas gosto de brincar com as palavras…Obrigada por tudo… pelo convivio, pelas iniciativas, pela amizade…Felicito os outros vencedores e todos os restantes participantes.Felicito o juri, sei que deve ter tido um trabalho dificil…Já fui juri e é quase traumatizante!!! EhheheheMai uma vez obrigada e beijos sem fim…**Anna**

  3. - diz:

    Venho com meu carinho para as Poetisas que amoe vencedoras da Ciranda "A PAZ"..*Anna querida..linda a Poesia e Mereces ..adoro você!*Lú..Poetisa do Meu Mar..Linda a poesia e jamais saberiaescolher..Te amo e parabéns pelo segundo lugar**Esquinas do Tempo..Amei e sabes que te adoro..emoção geral..Lena esta sem reação..Ufa! Parabéns pelo terceiro lugar**Amada Liz..Adorei e Parabéns amiga querida peloterceiro lugar*Para vcs Poetisas amadas o meu beijono coração de todas..Amo vcs..Lena

  4. Céu diz:

    Parabéns a todas as minhas queridas amigas!Grandes poetisas vocês me sairam!!!!Adorei tudo o que li…um voto , mais um. para a literatura portuguesa!Bem hajam todos!Beijos e meu carinho de sempreCéu

  5. ॐ♥ Liz diz:

    Obrigada ! obrigada por tudo !O espaço Rascunhos & Sentimentos está-me no coração desde o seu inicio.Parabéns aos outros vencedores, todos eles merecem esta classificação.Parabéns aos outros participantes, qualquer um deles merecia ganhar.Parabéns ao júri, que não tiveram uma tarefa nada fácil.Que estas iniciativas continuem sempre !

  6. Pontos diz:

    Estimados amigosEste espaço prima pelo muito bom gosto.Não podiam ser melhor escolhidos os poemas ,não saberia qual o melhor, se fosse eu a escolher…Todos têm uma mensagem muito bonita e actual , apesar desta situação mundial ,ainda há quem se preocupe e queira instalar a paz no mundo.Só a ideia do tema já de si foi bastante pertinente,e a adesão e qualidade dos trabalhos apresentados ainda melhores.Apesar de não me incluir nessa categoria , sou uma grande admiradora de poesia e todas as meninas que estão aqui premiadas eu conheço os respectivos espaços e são de uma qualidade que se torna obrigatório visitar.Dou os meus sinceros parabéns ás premiadas e a vocês pela ideia e pelo espaço em si Atenciosamente com muito carinho Alda

  7. Vitório diz:

    Fico felis por verificar os belos poemas que ganharam sem desprimor por quem concorreu! acho que o juri escolheu e bem porque a posia ganhou com isso, os meus parabens ás ganhadoras de quem tenho a honra de ser amigo! parabens ao Rascunhos que mais uma ves atingiu os objectivos de levar longe a poesia! com amisade vitoriogil

  8. Maria Célia diz:

    A todos os concorrentes os meus parabéns, a escolha foi dificil.A vc Anna um carinho especial pelo primeiro lugar.A lú outro carinho pelo segundo lugar, adorei a tua PAZ…A Liz e Esquinas do tempoo meu carinho e parabéns.Parabéns tb ao Rascunhos e Sentimentos, o grande vencedor.http://images59.imikimi.com/image/images2_full/Dgpd-17m.jpg Sua amizade é muito importante para mimEstou aqui justamente por isto; vim deixar um poucode minha alegria e desfrutarde sua companhia…Sou feliz tendo você comigo…Carinho sempre,Marcelle

  9. maria diz:

    Parabens a todos os concorrentes… Falando de Paz..que tanto desejamos….em nós e no Mundo…Parabens Anna…Parabens Liz .. e Parabens Maria Lucia…Maria Emilia

  10. dulcineia diz:

    Parabéns a todos os concorrentes e a todos os que a defendem… Parabéns!Dulcineia

Deixe uma Resposta

